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Caderno de Leitura
Sara Leite 
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No ano letivo de 2005/2006, a Matilde frequentava, nos Estados Unidos da América, o 4.º ano de escolaridade. Hoje, frequenta o curso de Línguas e Literaturas Modernas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com notas excelentes. Acredito que uma das razões para que atualmente seja uma aluna bem acima da média, no que respeita ao gosto pelas obras literárias e à capacidade para fazer delas leituras consequentes, se prenda com um simples objeto com o qual contactou na escola primária: o Caderno de Leitura (Reader’s Notebook), editado pela Heinemann, que a professora convidava os seus alunos de 9 e 10 anos a utilizar. Trata-se de um recurso que ainda hoje é abundantemente utilizado nos EUA, mas que pouca ou nenhuma expressão tem no nosso país. Mesmo sem o abrir, qualquer pessoa percebe que não se trata de um caderno vulgar, embora a capa seja de cartão, com uma linha para escrever o nome do aluno e outra para o nome da escola, e seja encadernado com argolas comuns. No topo veem-se quatro separadores de cores diferentes, nos quais se pode ler: Reading list; Books to read; Letters; Guided Reading/Book Club. O caderno está, portanto, separado em quatro secções, cada uma com a sua finalidade. Torna-se intrigante em virtude desse pormenor, que suscita curiosidade sobre o conteúdo de cada uma das partes e a sua eventual relação. No verso da capa, pode ler-se uma lista de linhas de orientação, para que os alunos saibam o que se espera que façam – e como – durante o tempo dedicado à oficina de leitura. As Guidelines for Reading Workshop, que aqui traduzo, são as seguintes: 
  • Lê um livro, ou regista as tuas ideias e sentimentos acerca do que leste.
  • Trabalha em silêncio, para que tu e os teus colegas consigam concentrar-se.
  • Fala em voz baixa quando estiveres a conversar com o professor.
  • Escolhe livros de que achas que irás gostar e desiste da leitura de livros que não te estejam a entusiasmar, depois de teres experimentado lê-los.
  • Toma nota da informação sobre o livro quando começares a lê-lo e regista a data em que acabas de o ler.
  • Tenta sempre fazer o teu trabalho o melhor possível.

À direita, encontra-se o primeiro separador, que inicia a secção “Lista de Leitura”. Nele se apresentam os requisitos para o ano letivo em questão, os Reading Requirements. O número mínimo de livros a ler, inscrito pela professora, é de 35, repartidos equitativamente pelos seguintes géneros, dispostos num quadro: “Literatura Tradicional” (5); “Ficção Realista” (5); “Ficção Histórica” (5); “Fantástico” (5); “Ficção Científica” (5); “Livros informativos” (5); “Biografias” (5). O último género do quadro, “Escolha livre”, é o único que não tem um número mínimo determinado pela professora. O quadro inclui, à direita, uma coluna destinada ao registo do número de livros de cada género que foram efetivamente lidos pelo aluno.
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